terça-feira, 25 de outubro de 2011

Milestone 3 ataca com bom teclado e Gingerbread


Milestone 3 ataca com bom teclado e Gingerbread






Quem está acostumado com o design sisudo e com tom mais corporativo da linha Milestone não irá se espantar com a terceira geração do aparelho. Mais grosso e pesado que os concorrentes, o Milestone 3 traz um processador de dois núcleos com 1 GHz para rodar o Android 2.3. O sistema traz a interface modificada da Motorola, que não costuma ser bem recebida pelos usuários. Entretanto, o cuidado visual e suavidade dos movimentos podem convencer até os mais céticos. Mesmo indo na contramão da concorrência, o aparelho mantém o bom e velho teclado QWERTY físico, com teclas bem espaçadas e digitação confortável. A câmera de 8 megapixels faz boas imagens e grava vídeos em 1.080p, que podem ser exibidos na TV graças à microHDMI.

Com 185 gramas e medidas de 6,4 por 12,4 por 1,4 centímetros, o Milestone 3 é mais pesado que os concorrentes e seus antecessores. O aparelho mantém a tela deslizante no mesmo estilo do Milestone 2, assim como o layout do teclado QWERTY, que substituiu o controle direcional por setas. Essa característica, somada ao novo teclado numérico na parte superior e aos LEDs que indicam o uso das teclas CAPS e ALT, o teclado do aparelho é o que mais se assemelha a o de um computador. A digitação é bastante confortável e ágil, mesmo perdendo no layout para o Nokia E7, único a trazer uma tecla Ç para a competição, a Motorola acertou nas mudanças.

Na parte superior, o tradicional botão para ligar/desligar e travar a tela continua centralizado, com um conector P2 para fones de ouvido à sua direita. Em uma das laterais há o controle de volume, na outra há uma porta microUSB para recarregar a bateria e transferir dados com o PC e uma saída microHDMI. A exibição de conteúdo em uma TV de alta definição (cabo incluso) varia conforme as ações do usuário. Durante o uso comum do aparelho, a imagem é centralizada na TV na posição vertical. Na hora de ver um filme ou mesmo a galeria de imagens toda tela é ocupada.

Equipado com um OMAP4, de dois núcleos de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e 16 GB de memória interna (expansível por cartão microSD), esse aparelho se aproxima muito do Atrix, primeiro Motorola com dois núcleos. A diferença é que seu irmão mais fino conta com um Nvidia Tegra II (ARM Cortex A9). O hardware, ligeiramente abaixo dos concorrentes na memória RAM, e consideravelmente mais fraco que oGalaxy SII no processamento, cuidou de todas as tarefas comuns ao aparelho sem nenhum problema. No Quadrant o Milestone 3 atingiu 2.071 pontos, ficando abaixo do LG Optimus 3D (2.650 pontos) e do campeão Galaxy SII (3.148 pontos). Nos testes do INFOlab com o Neocore, que avalia o processador gráfico, o aparelho registrou 58,2 frames por segundo, que apesar de ser uma boa taxa, também fica atrás dos concorrentes.

Benchmark Quadrant (em pontos)
Barras maiores indicam melhor desempenho

Samsung Galaxy S II
3.148

LG Optimus 2X
2.401

Milestone 3
2.071

Sony Xperia Play
1.354

Sony Xperia Neo
1.327

Optimus Black
1.293


Benchmark Neocore (em fps)
Barras maiores indicam melhor desempenho

LG Optimus 2X
75

Xperia Neo
61,3

Samsung Galaxy S II
59,8

Sony Xperia Play
58,7

Milestone 3
58,2

Optimus Black
46


Com 4 polegadas e resolução qHD (nome da Motorola para 960 por 540 pixels), a tela oferece boa resposta aos toques. São reconhecidos 4 dedos simultaneamente. Outros modelos, como Galaxy SII e Optimus 3D reconhece 10. Assim como o Atrix, o Milestone 3 recebe uma proteção Gorila Glass, mais resistente que o vidro comum. As cores são bem representadas e o brilho é suficiente para não te deixar irritado em ambientes muito iluminados.

O Gingerbread (Android 2.3.4) é a principal vantagem em relação ao Atrix. Com pequenos ajustes, a interface ficou bastante elegante e funcional. Com movimento de pinça para alternar entre as janelas abertas e ícones novos, quase não há como sentir saudade da versão pura do sistema. Além do Motoblur, que entre outras coisas gerencia redes sociais e o travamento do aparelho (em caso de perda ou furto), o aparelho conta com QuickOffice, com suporte a serviços cloud (Mobile Me, Google Docs, etc), Citrix (cliente de aplicações virtualizadas via XenApp), Compartilhar Mídia (servidor DLNA), DLNA (cliente e servidor DLNA), MotoPrint (imprime documentos, emails , fotos, etc em uma impressora conectada a um PC com o servidor MotoPrint funcionando), Portal do Telefone (permite gerenciar conteúdo do celular a partir de um computador, via Wi-Fi) e os games Need for Speed Shift e SpiderMan.



A câmera principal de 8 MP (3.264 por 2.448 pixels) faz fotos com boa qualidade, possui ajustes simples como balanço de branco, luminosidade e seu ponto forte é a gravação de vídeo em 1.080p a 30 quadros por segundo. Há também uma câmera frontal de 1 MP para videochamadas.

Duração da bateria durante chamada
Barras maiores indicam melhor desempenho

Milestone 3
9h33min

Sony Xperia Neo
9h27min

Samsung Galaxy S II
7h58min

Sony Xperia Play
7h51min

LG Optimus 2X 
6h46min

LG Optimus Black 
6h22min





ficha técnica

  • 3G
  • Android 2.3
  • OMAP 4 1GHz dual core
  • 16 GB + microSD
  • Tela de 4”
  • Wi-Fi n, GPS, Bluetooth
  • Câmeras de 8 MP e 1,3 MP
  • 185 g
  • 9h33min de bateria (voz

Nenhum comentário:

Postar um comentário